quarta-feira, 27 de março de 2013

Interpretando imagens de satélites

As imagens de satélite são originalmente processadas em preto e branco, "lembrando" uma fotografia. Em programas de computador elas podem ser processadas em cores para melhor compreensão dos elementos presentes na superfície da Terra. Por isso, lembra-se que não é correto dizer que estamos interpretando uma “foto” de satélite, e sim uma imagem de satélite. Pois ela passou por uma série de composições de cores e recursos tecnológicos para facilitar a interpretação em seus diversos contextos e fins.
No processo de interpretação de uma imagem, ou seja, de identificação dos objetos nela representados, utilizamos as variações de cor, forma, tamanho, textura (impressão de rugosidade), localização e contexto. Assim, na imagem colorida, podemos identificar por exemplo todas as formas de hidrografia pela cor azul em vários tons (rios, lagos, represas, mares e oceanos); também pela cor verde e pela localização discriminamos a vegetação densa de florestas, matas, cerrados ou de campos de cultivo e pastagens; áreas pouco ou densamente ocupadas (urbanização) pela cor rosa.
Obeserve as duas imagens com essas representações e localize esses elementos das imagens.
Quer fazer uma viagem virtual? Acesse o google maps . Localize a sua cidade, o seu bairro e a sua rua. É realmente incrível!
Bons estudos!
Profª Marisa
Imagem da cidade de São Paulo - Brasil


Imagem da baixada Santista e parte da Grande São Paulo - Brasil
(fonte google)